Nova diretriz da ASCO aborda testes genômicos de linha germinativa e somática em câncer de próstata metastático

Uma nova diretriz da ASCO fornece recomendações sobre testes de linha germinativa e somáticos para pacientes com câncer de próstata metastático, com base nos resultados de uma revisão sistemática.
O Painel de Especialistas recomenda testes de linha germinativa com sequenciamento de última geração para todos os pacientes com câncer de próstata metastático, bem como testes somáticos para aqueles que estão sendo considerados para terapia sistêmica baseada em biomarcadores.

O carcinoma de próstata é a forma mais comum de câncer entre os homens nos Estados Unidos, sendo responsável por mais de 299.000 novos casos estimados e aproximadamente 35.000 novas mortes em 2024. 1 Uma nova diretriz da ASCO baseada em descobertas de uma revisão sistêmica indica que em casos metastáticos dessa forma muito comum de câncer, testes de linha germinativa e somáticos devem ser feitos, com testes de painel usados ​​para detectar variantes genéticas. 2

“O câncer de próstata é uma doença em que há mutações acionáveis ​​que podem ser detectadas; no entanto, o teste para essas mutações não é comumente feito, especialmente no ambiente comunitário”, disse o copresidente do painel de especialistas Evan Y. Yu, MD, do Fred Hutchinson Cancer Center e da Universidade de Washington.

Com outras formas de câncer, como tumores de mama ou pulmão, a primeira coisa que os médicos mencionam ao paciente são mutações genéticas associadas, como aquelas envolvendo BRCA , HER2 ou EGFR , que podem afetar o plano de tratamento, ressaltou o Dr. Yu. Mas com câncer de próstata metastático, isso não está ocorrendo. “Há claramente um bom número de pacientes com câncer de próstata cujos cânceres estão sendo impulsionados por mutações em certos genes de reparo de DNA, como BRCA , e ainda há uma falta de testes sendo feitos”, disse ele.

Ao contrário de outras formas de câncer, onde a genética do tumor desempenha um papel fundamental no tratamento, os tumores de próstata não são tradicionalmente tratados por oncologistas médicos no início do diagnóstico, ele continuou. O Dr. Yu observou que os oncologistas médicos muitas vezes orientam sua abordagem de tratamento para a medicina de precisão, levando em consideração a composição genética do tumor. Em vez disso, são os urologistas, muitas vezes não tão focados na genética, que geralmente iniciam o tratamento com encaminhamentos para oncologistas mais tarde no curso da doença. Isso torna importante expandir a educação sobre a necessidade de testes para mutações genéticas no câncer de próstata ao planejar o tratamento, além de pacientes e oncologistas para incluir urologistas, ele enfatizou.

Critérios de inclusão

Para determinar as recomendações mais essenciais para o câncer de próstata metastático, um painel de especialistas multidisciplinares conduziu uma revisão sistêmica das evidências. “Procuramos critérios de inclusão que incluíssem pacientes com câncer de próstata metastático, estudos que incluíssem testes genômicos de linha germinativa e somática, e estudos que analisassem taxas de detecção, taxas de incidência, informações prognósticas e informações de tratamento”, disse o Dr. Yu.

Dos 1.713 artigos iniciais do PubMed examinados, 14 estudos foram selecionados e usados ​​como base de evidências para recomendações de diretrizes. Os estudos incluíram 8 revisões sistêmicas e 6 ensaios clínicos prospectivos publicados entre 2020 e 2024. 3-16

Principais descobertas

O painel ofereceu recomendações para pacientes com câncer de próstata metastático com expectativa de vida de 6 meses ou mais e que eram candidatos ao tratamento sistêmico.

Sequenciamento de próxima geração

Uma recomendação essencial envolveu testes de linha germinativa com tecnologia de sequenciamento de última geração. “Sentimos que todos os pacientes com câncer de próstata metastático deveriam receber testes de linha germinativa porque os dados mostram que cerca de 12% têm algum tipo de mutação herdada”, disse o Dr. Yu. “Isso tem implicações significativas não apenas para o tratamento potencial do paciente, mas também para suas famílias em termos de aconselhamento e testes em cascata posteriores.” Muitas mutações que levam ao câncer de próstata também podem causar câncer de mama, endométrio, pâncreas e ovário, ele continuou.

Os pesquisadores também recomendaram fortemente testes somáticos com tecnologia de sequenciamento de última geração para qualquer pessoa com câncer de próstata metastático sendo considerado para um tratamento sistêmico direcionado por biomarcador, como um inibidor de PARP. Embora outras evidências sugiram que esse teste poderia ser feito para aqueles pacientes sendo considerados para terapia com inibidor de ponto de verificação, isso não foi de ensaios clínicos randomizados de nível 1 e os pesquisadores não conseguiram fazer uma recomendação forte para aqueles com câncer de próstata metastático, disse o Dr. Yu, acrescentando que é algo que os profissionais devem estar cientes em casos de câncer de próstata metastático, mas não há nenhuma recomendação atual para realizar esse teste.

Testes somáticos sequenciais

Para testes somáticos sequenciais, o painel recomenda que isso seja feito quando houver uma mudança significativa no status do paciente ou no plano de tratamento. Isso é particularmente verdadeiro em casos em que os testes anteriores foram negativos ou não informativos, pode não ter havido conteúdo tumoral suficiente ou a qualidade do tecido de arquivo está em questão para obter um resultado positivo, disse o Dr. Yu. Se um paciente estiver progredindo clinicamente, apesar de ter testado negativo anteriormente e também buscando outras opções de tratamento, essa pode ser uma situação para testar novamente, ele continuou.

O painel também considerou os pontos fortes e fracos do tecido de arquivo do tumor primário versus biópsia metastática fresca ou teste de DNA tumoral circulante para teste somático. “Dissemos que inicialmente amostras de tecido de arquivo são preferidas, mas o DNA [do tumor circulante] é preferido quando não há sítio metastático acessível para biópsia ou para teste sequencial”, disse o Dr. Yu, acrescentando que uma biópsia metastática é fortemente recomendada em casos de carga mínima da doença.

Evolução Contínua

Ao implementar a nova diretriz, os profissionais devem estar cientes de que a educação sobre a natureza hereditária da doença e a importância dos testes genéticos na orientação do tratamento é essencial e deve ser voltada não apenas para pacientes e oncologistas, mas também para urologistas, já que o tratamento do câncer de próstata é uma especialidade multidisciplinar, observou o Dr. Yu. Felizmente, isso está começando a mudar, com aqueles fora da oncologia começando a se tornar mais conscientes do papel dos testes genéticos, ele continuou.

“Acho que está mudando e melhorando, mas precisa continuar evoluindo”, disse ele. “Nossa educação precisa abranger além dos pacientes e dos oncologistas médicos.”

– Maxine Lipner

Referências

  1. Siegel RL, Giaquinto AN, Jemal A. Estatísticas de câncer, 2024. CA Cancer J Clin . 2024;74(1):12-49.
  2. Yu E, Rumble R, Agarwal N, et al. Testes genômicos de linha germinativa e somática para câncer de próstata metastático: Diretriz ASCO. J Clin Oncol . Publicado online em 9 de janeiro de 2025.
  3. Antonarakis ES, Gomella LG, Petrylak DP. Quando e como usar inibidores de PARP no câncer de próstata: Uma revisão sistemática da literatura com uma atualização sobre os ensaios em andamento. Eur Urol Oncol . 2020;3(5):594-611.
  4. Casanova-Salas I, Athie A, Boutros PC, et al. Análise quantitativa e qualitativa de biópsias líquidas baseadas em sangue para informar a tomada de decisão clínica no câncer de próstata. Eur Urol . 2021;79(6):762-771.
  5. Gleicher S, Kauffman EC, Kotula L, Bratslavsky G, Vourganti S. Implicações de altas taxas de câncer de próstata metastático em portadores de mutação BRCA2. Próstata . 2016;76(13):1135-1145.
  6. Lang SH, Swift SL, White H, Misso K, Kleijnen J, Quek RGW. Uma revisão sistemática da prevalência de mutações genéticas de resposta a danos no DNA no câncer de próstata. Int J Oncol . 2019;55(3):597-616.
  7. Loeb S, Giri VN. Implicações clínicas do teste de linha germinativa em câncer de próstata recém-diagnosticado. Eur Urol Oncol . 2021;4(1):1-9.
  8. Marino F, Totaro A, Gandi C, et al. Mutações da linha germinativa no câncer de próstata: uma revisão sistemática das evidências para medicina personalizada. Câncer de Próstata Dis . 2023;26:655-664.
  9. Shore N, Oliver L, Shui I, et al. Revisão sistemática da literatura sobre a epidemiologia do câncer de próstata avançado e alterações associadas no gene de reparo de recombinação homóloga. J Urol . 2021;205(4):977-986.
  10. Van der Eecken K, Vanwelkenhuyzen J, Deek MP, et al. Biomarcadores genômicos derivados de tecido e sangue para câncer de próstata metastático sensível a hormônios: uma revisão sistemática. Eur Urol Oncol . 2021;4(6):914-923.
  11. de Bono J, Mateo J, Fizazi K, et al. Olaparib para câncer de próstata metastático resistente à castração. N Engl J Med . 2020;382(22):2091-2102.
  12. Agarwal N, Azad AA, Carles J, et al. Talazoparib mais enzalutamida em homens com câncer de próstata metastático resistente à castração de primeira linha (TALAPRO-2): um ensaio clínico randomizado, controlado por placebo, de fase 3. Lancet . 2023;402(10398):291-303.
  13. Chi KN, Rathkopf D, Smith MR, et al; MAGNITUDE Pesquisadores principais. Niraparib e acetato de abiraterona para câncer de próstata metastático resistente à castração. J Clin Oncol . 2023;41(18):3339-3351.
  14. Clarke NW, Armstrong AJ, Thiery-Vuillemin A, et al; Investigadores PROpel. Abiraterona e olaparib para câncer de próstata metastático resistente à castração. NEJM Evidence . 2022;1(9): EVIDoa2200043.
  15. Fizazi K, Piulats JM, Reaume MN, et al; TRITON3 Investigators. Rucaparib ou escolha do médico em câncer de próstata metastático. N Engl J Med . 2023;388(8):719-732.
  16. Hussain M, Kocherginsky M, Agarwal N, et al. Abiraterona, olaparib ou abiraterona + olaparib em câncer de próstata metastático resistente à castração de primeira linha com defeitos de reparo de DNA (BRCAAway). Clin Cancer Res . 2024
Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Life Genomics Análise Genética Av. Getúlio Vargas, 1157 | Sala 913 / 1612 – Menino Deus | Porto Alegre/RS | CEP: 90150-005 – Resp. Técnica: Patrícia Scholles Mangoni – CRF/RS 14210