Exame Genético para Autismo

O que é o Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA)?

O autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) é um grupo de transtornos do neurodesenvolvimento de início precoce que são caracterizados por comprometimento nas habilidades sociais e comunicativas, e comportamentos repetitivos e estereotipados. 

A manifestação clínica dos pacientes com transtorno do espectro autista é extremamente variável, com indivíduos podendo apresentar os mesmos sintomas em diferentes graus. Por exemplo, enquanto alguns pacientes com autismo têm grandes dificuldades de fala, outros possuem apenas dificuldades pontuais. 

Além disso, indivíduos com transtorno do espectro autista também podem apresentar outros sintomas, como hiperatividade, problemas gastrointestinais, transtornos de sono e até epilepsia. As manifestações clínicas também podem mudar com o passar do tempo.

Estima-se que, a nível global, aproximadamente 1 em cada 100 crianças tenha diagnóstico de transtorno do espectro autista.

Quais são as principais causas genéticas conhecidas do Autismo?

Variações no número de cópias (Copy Number Variations, CNVs) podem ser encontradas em cerca de 20% dos pacientes com transtorno do espectro autista. As CNVs abrangem as microdeleções e microduplicações maiores do que 1kb (1000 pares de bases), e podem incluir um ou mais genes. 

Devido à importância das CNVs como causa do autismo, exames de microarray são hoje sugeridos nos protocolos de investigação da causa de TEA, como será discutido a seguir. 

Alterações cromossômicas, como grandes deleções, duplicações e rearranjos equilibrados podem ser identificados em cerca de 3% dos casos de TEA.

cariótipo, exame capaz de identificar alterações cromossômicas, está sendo substituído pelo microarray que apresenta taxa de diagnóstico superior. 

Em alguns casos, uma alteração em um único gene é capaz de causar o transtorno do espectro autista. Nessa categoria estão incluídas as alterações no gene MECP2 que causam síndrome de Rett, a expansão no gene FMR1 que causa X-frágil e as alterações no gene PTEN

Peça seu exame agora

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como é feito a coleta do teste?

Uma amostra do paciente é coletada e o DNA é extraído e sequenciado pela técnica de Sequenciamento de Nova Geração (NGS). Depois, são feitas as etapas de processamento e interpretação dos dados obtidos, gerando uma lista de variantes genéticas. A equipe médica investiga as variantes, buscando aquelas que possam explicar o quadro do paciente. Por fim, um laudo da análise do Exoma é emitido.

Coleta da Amostra

(Swab bucal os sangue)

Sequenciamento do DNA por NGS

Análise Médica

Laudo

Exames que realizamos

Clique no botão abaixo e conheça nossas especialidades.

Dúvidas?

Vamos te ajudar!

Entre em contato pelo WhatsApp

ou pelo fone

Life Genomics Análise Genética Av. Getúlio Vargas, 1157 | Sala 913 / 1612 – Menino Deus | Porto Alegre/RS | CEP: 90150-005 – Resp. Técnica: Patrícia Scholles Mangoni – CRF/RS 14210