NIPT - Exame Pré-natal Não Invasivo

Exame não invasivo para avaliação do risco fetal para as síndromes de Down, de Edwards e de Patau. Em gestações de feto único, detecta-se o sexo do bebê.

O QUE É O EXAME NIPT E PARA QUE SERVE?

O NIPT é um exame de sangue com uma coleta bastante confortável que serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e as alterações dos cromossomos sexuais: síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter.

O exame diferencia o DNA fetal e materno e possibilita vantagens clínicas exclusivas, oferecendo qualidade e precisão no resultado.

Peça seu exame agora

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COMO FUNCIONA O EXAME?

O exame é feito por meio de coleta de sangue intravenoso da gestante.

Coleta da Amostra

(coleta de sangue intravenoso da gestante)

Sequenciamento
do DNA (NGS)

Análise Médica

Laudo

Informações gerais

Detalhes sobre o exame

Este exame é realizado pela técnica de sequenciamento de nova geração (NGS) no sangue materno. A coleta deve ser realizada a partir da 10ª semana de gestação e não há limite de idade gestacional superior. O exame é realizado apenas em gestações de feto único ou gemelar (até 2 fetos), incluindo casos de fertilização in vitro, ovodoação. Não deve ser realizado em gestações gemelares com óbito de um dos embriões/fetos.

Material 

Sangue.

Prazo para resultado

10 dias corridos.

Genes analisados

Cromossomos 13, 18, 21 e cromossomos sexuais (X,Y).

Documentos necessários

Pedido médico, questionário do exame e laudo do ultrassom mais recente. 

Exames que realizamos

Clique no botão abaixo e conheça nossas especialidades.

Não possui médico prescritor e deseja realizar nosso teste?

Nós te ajudamos, clique no próximo link e descubra como dar andamento.

Quer saber mais?

O NIPT é um teste de sequenciamento genético que é realizado a partir de uma simples amostra de sangue materno (como qualquer teste de sangue de rotina) do qual extraímos DNA fetal livre. Todos os nossos testes devem ser prescritos por um médico, e incluir aconselhamento genético pré e pós-teste.

O NIPT é um teste para mulheres grávidas a partir da décima semana de gestação, é possível realizar meu pré-natal em gestações simples ou gêmeas e em casos de fertilização in vitro através da ovodonação.

O sequenciamento do genoma completo está lendo bilhões de letras em seu DNA, uma longa cadeia composta de As, Ts, Cs e Gs. Todos os seus genes são codificados com esse código de 4 letras, portanto, analisamos sua sequência e, subsequentemente, procuramos mudanças ou variantes nos genes.

NGS vem do termo em inglês, Next Generation Sequencing, é usado para se referir ao conjunto de tecnologias usadas para sequenciar milhões de fragmentos de DNA em paralelo, melhorando os tempos de resposta e o custo dos testes genéticos. Antes da implementação do sequenciamento NGS, o sequenciamento de um genoma custava milhões de dólares.

O DNA é o projeto genético da vida. É uma molécula complexa que se encontra dentro de cada célula do nosso corpo e contém todas as instruções necessárias para criar e manter a vida. É um sistema de armazenamento de informações, um código escrito com quatro letras que representam quatro moléculas: adenina, timina, guanina e citosina. A sequência completa desses produtos químicos constitui nosso código genético, nosso genoma. Uma única molécula de DNA contém cerca de 6 bilhões de A’s, T’s, C’s e G’s, na verdade, se você pudesse desdobrar uma molécula de DNA, ela mediria quase 2 metros.

O sequenciamento do genoma permite que todo o seu material genético seja lido, criando uma biblioteca sobre você. Desta forma, você poderá encontrar hoje as informações relevantes para prevenir e ter acesso a atualizações no futuro, acessando novamente sua biblioteca. Esta viagem permite que a partir de agora você personalize, com a ajuda do seu especialista, seus cuidados de saúde a partir do que o torna único: seu DNA.

Todas as pessoas têm milhares de variantes genéticas em seu DNA, mas isso não significa que desenvolverão uma doença genética. Existem variantes que simplesmente nos tornam únicos, outras que aumentam ligeiramente a probabilidade de desenvolver uma doença e outras que realmente requerem atenção médica porque representam um risco para a nossa saúde. A interpretação de relatórios genéticos deve sempre ser feita durante uma consulta com um conselheiro genético para ajudá-lo a entender as informações.

Cada pessoa pode apresentar alterações e variações em seu DNA que lhes conferem características que as tornam únicas. Detectar essas variações é um benefício, pois ajudará a estabelecer diretrizes e medidas oportunas para reduzir a possibilidade de desenvolver uma doença e/ ou tratá-la de maneira antecipada e mais eficaz.

Ao adquirir um teste genético, devemos entender que o preço está relacionado à tecnologia por trás do teste, ou seja, quanto DNA é “lido” e analisado, as informações que ele fornece, os serviços que inclui, bem como os recursos e tempo investido. 

Dúvidas?

Vamos te ajudar!

Entre em contato pelo WhatsApp

ou pelo fone

Life Genomics Análise Genética Av. Getúlio Vargas, 1157 | Sala 913 / 1612 – Menino Deus | Porto Alegre/RS | CEP: 90150-005 – Resp. Técnica: Patrícia Scholles Mangoni – CRF/RS 14210