A Esteatose Hepática, também conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado, que não é causada pelo consumo de álcool.
Um dos fatores genéticos mais significativos associados ao desenvolvimento e progressão da esteatose hepática é uma variante no gene PNPLA3 (Patatin-Like Phospholipase Domain Containing 3), também conhecido pelo seu polimorfismo rs738409 C>G, que resulta na substituição de cisteína por glicina na posição 148 do aminoácido da proteína (I148M).
O PNPLA3 está envolvido no metabolismo dos lipídios no fígado, atuando na hidrólise dos triglicerídeos armazenados nas gotículas lipídicas dos hepatócitos. A variante I148M tem sido associada a uma função enzimática alterada, levando a uma acumulação anormal de triglicerídeos nas células hepáticas.
Esta alteração pode contribuir para o desenvolvimento da esteatose hepática e sua progressão para condições mais graves, como esteato-hepatite não alcoólica (NASH), fibrose e até cirrose hepática.
Juntamos a genética ao conhecimento clínico de cada especialidade, integrando novas tecnologias, exames de imagem, análises clínicas e testes moleculares.
Temos médicos altamente qualificados – incluindo clínicos, patologistas e geneticistas – dedicados à pesquisa e comprometidos com a entrega de diagnósticos rápidos e precisos. Contamos com assessoria médica para apoiar na investigação da hipótese diagnóstica.
Com certificações nacionais e internacionais, todos os exames são submetidos a rigorosos testes de validação. Além disso, são processados em plataformas de alta qualidade, focam na relevância clínica e passam por ciclos de avaliações recorrentes.
Life Genomics Análise Genética Av. Getúlio Vargas, 1157 | Sala 913 / 1612 – Menino Deus | Porto Alegre/RS | CEP: 90150-005 – Resp. Técnica: Patrícia Scholles Mangoni – CRF/RS 14210